O Serviço de Ouvidoria e o SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor/Cliente, podem ser uma estratégia para aproximar e harmonizar os interesses da organização com seus públicos. Essa aproximação pode proporcionar um cenário de muitas mudanças positivas, até porque o cliente gosta de ser ouvido, e quando isso acontece, ele fica satisfeito, podendo até colaborar mais com a organização. .

Essas ações fazem parte de um conjunto de ferramentas com o intuito de conquistar novos clientes e cuidar dos clientes já conquistados, Mas, muitas pessoas ainda confundem esses termos e acham que significam a mesma coisa.

Empresas que querem promover a acessibilidade e possuir atendimento ao cliente surdo. Empresas de Transporte que devem se adaptar à Resolução 3.535/ANTT.

Essa confusão ocorre principalmente, porque os objetivos e desafios que os profissionais encontram são muito semelhantes.

Basicamente, a diferença é que a ouvidoria/ombudsman representa os públicos perante a organização. Já o SAC representa a organização perante seus públicos.